Quais as vantagens econômicas da energia fotovoltaica?

À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico não tem outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor.
Além disso, tal energia é autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produção. A energia fotovoltaica também é a solução mais barata para a eletrificação de grandes propriedades rurais formadas por sistemas elétricos dispersos. Outro uso bastante viável, principalmente para a iniciativa pública, é a eletrificação de comunidades remotas.

Qual a diferença entre o sistema fotovoltaico conectado à rede (On-grid) e o sistema fotovoltaico isolado (Off-grid)?

O sistema On-grid é interligado à rede elétrica da concessionária local após aprovação de projeto específico. Nesse sistema a energia gerada é injetada diretamente na rede sem precisar de baterias, garantindo o retorno de investimento atrativo. Se o sistema fotovoltaico gerar mais energia do que a consumida da rede, esse excedente poderá ser utilizado como crédito para as próximas faturas.

O sistema Off-grid é completamente independente, podendo ser instalado inclusive em locais que não possuam rede de energia elétrica. A energia gerada ao longo do dia é armazenada em baterias que garantem o fornecimento nos períodos sem incidência solar. Por conta do uso de baterias são necessárias manutenções ao longo da vida útil do sistema refletindo num custo final superior ao comparado com o sistema On-grid.

É possível tornar-se completamente independente da rede elétrica utilizando energia solar?

Para se tornar independente da rede elétrica, é necessário um sistema autônomo, onde o armazenamento da energia é feito por baterias. Esse tipo de sistema é recomendado para locais onde não há rede elétrica, como fazendas e zonas . Em zonas urbanas, a viabilidade financeira indica um sistema conectado a rede remotas.

Quais as vantagens ambientais da energia fotovoltaica?

A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Ou seja: é uma solução energética sustentável.
Com energia solar fotovoltaica, é possível utilizar todos os aparelhos elétricos comuns?
Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia elétrica convencional. No entanto, é necessário um projeto de instalação de painéis condizente com a demanda e a finalidade de consumo.

Se a obtenção de energia fotovoltaica depende do sol, há o risco de apagão nos dias nublados? E à noite?

A eficiência do sistema solar fotovoltaico depende, sim, da quantidade de luz recebida. Porém, mesmo em dias nublados há radiação mais do que suficiente para a geração de energia. Além disso, em localidades com condições climáticas piores, o sistema pode ser potencializado aumentando-se a superfície de contato (com painéis fotovoltaicos maiores). No Brasil, todas as regiões apresentam ótimas condições climáticas.

Os painéis fotovoltaicos são resistentes às chuvas de granizo?

Os painéis de qualidade ofertados no mercado brasileiro geralmente vêm equipados com vidro temperado de 3mm para proteger as células fotovoltaicas. Essa estrutura garante resistência à vários tipos de impactos mecânicos, não somente chuva de granizo. As próprias inclinações de instalação dos painéis fotovoltaicos reduzem os impactos diretos do granizo

É necessária manutenção após a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede?

A manutenção é essencial e simples para sistemas fotovoltaicos: basta manter as placas limpas. Na maioria das vezes, a chuva fará o trabalho por você.

Posso vender energia para a concessionária?

Não. O sistema adotado pelo Brasil não permite a venda de energia à concessionária como em outros países. No entanto existe um sistema compensação de energia onde um crédito (Produção maior que o Consumo) gerado em um determinado mês pode ser utilizado em um mês subsequente ou até mesmo em outra unidade consumidora do mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.

Por exemplo, se em um determinado mês você viaja de férias ou a radiação solar é muito alta e você produz 500 kWh consumindo apenas 400 kWh, será gerado um crédito de 100 kWh. Se no próximo mês seu consumo foi de 550 kWh e a produção de 500 kWh, você não pagará nada e ainda terá um crédito de 50 kWh para os próximos meses.

O sistema de energia solar vai gerar barulho, como um gerador tradicional?

Não. Outro grande benefício do sistema fotovoltaico é a não emissão de ruídos. Diferente de um gerador tradicional, a luz do sol é convertida em energia elétrica por um processo que não gera barulho nem gases. Você não vai ter que mudar em nada sua rotina e o sistema funciona de forma totalmente automática, sem nenhuma necessidade de intervenção.