Painel Solar Fotovoltaico

12 jun

Painel Solar Fotovoltaico

Painel Solar Fotovoltaico gera energia elétrica grátis a partir da iluminação solar e de forma mais simples, sem mecanismos móveis, sem gerar resíduos e sem necessidade de manutenção. O painel solar fotovoltaico é o principal componente de um sistema de energia solar e é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol. Quando o sol atinge a célula os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica.

painel solar

Existem inúmeras variações de painéis fotovoltaicos, mas para que se tenha uma ideia, um painel típico terá aproximadamente 1 m2 e pesa pouco mais de 10 Kg, é feito de 36 células solares capazes de produzir cerca de 17 volts em corrente contínua e uma potência de até 140 Watts. Os modelos geralmente variam de 5 até 300 Watts de potencia máxima, dependendo da intenção de uso e tecnologia empregada. Além disso, um sistema pode possuir muitos painéis fotovoltaicos e montados de diferentes formas. Dessa maneira, pode-se trabalhar tanto com as potências como as tensões de saída desejadas do sistema de energia solar.

Funcionamento do painel solar fotovoltaico:

1 – Célula Fotovoltaica de silício
2 – A construção do Painel Solar Fotovoltaico
3 – O Processo que gera eletricidade (efeito fotovoltaico)

Todos nós sabemos que a luz do sol atinge o painel solar fotovoltaico e de alguma forma ele gera energia elétrica, mas qual seria a explicação cientifica por traz deste efeito fotovoltaico?

De uma forma simples:

1 – Célula Fotovoltaica de Silício

A parte mais importante de um painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica) são as células fotovoltaicas de silício (Si). O silício é composto de átomos minúsculos que são carregadas com elétrons.

Sua concepção mais comum de painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) utiliza dois tipos diferentes de silício. Isto é para criar cargas negativas e positivas. Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o fósforo.

Com esta combinação cria mais elétrons no silício carregado positivamente e menos elétrons no silício carregado negativamente.

Sendo o silício carregado positivamente é “sanduichado” com o silício carregado negativamente, isso permite a célula de silício reagir com o sol produzindo energia elétrica.

A Fonte Nova Energia trabalha com os mais modernos equipamentos em Painel Solar Fotovoltaico em São José dos Campos e Vale do Paraíba.

Instalação de Painel Solar e manutenção para clientes de SJC.

Ligue agora mesmo e solicite um orçamento.

(12) 98100-2091 / (12) 3921-1190

Clique aqui e saiba como funciona