Existem dois tipos de sistemas de geração de energia solar fotovoltaicos:

On-Grid – Off-Grid

 

– On-Grid: Também chamados de grid-tie, este tipo de sistema fotovoltaico precisa, necessariamente, estar conectado à rede de distribuição de energia. São mais eficientes que os sistemas off-grid e dispensam a utilização das baterias e dos controladores de carga.

No sistema on-grid, por não possuir dispositivo de armazenamento, toda a energia excedente produzida (aquela que não é utilizada pela residência ou pela empresa) é enviada de volta à rede convencional de energia elétrica. Com isso, o relógio medidor de energia elétrica gira no sentido contrário e esse excedente é convertido em créditos de energia, que podem ser utilizados em momentos onde a demanda é maior que a produção, dentro de um período de até 60 meses.

 


 

– OFF-GRID: São aqueles sistemas autônomos, independentes da rede de distribuição de energia elétrica, que se sustentam através de baterias, que são seus dispositivos de armazenamento.

A energia excedente produzida é armazenada nas baterias e utilizada pelo sistema em momentos de pouca ou nenhuma incidência de sol, como os períodos noturnos.

 

 

 

Painéis solares

São considerados o coração do sistema fotovoltaico, e são responsáveis pela conversão da energia solar em eletricidade.

Os painéis demandam uma manutenção mínima, geralmente as chuvas são suficientes para eliminar folhas, poeiras e outros detritos, mas é bom manter uma rotina de verificação.

 

 

Estruturas de Suporte

As estruturas de suporte são aqueles materiais projetados para, literalmente, suportar e servir de apoio aos painéis solares.

A escolha do tipo de estrutura de suporte deve levar em conta: O tipo de painel solar a ser instalado, a inclinação necessária a ele, o local de instalação e o material do qual é formado.

 

Cabos

A fiação é o que interliga os demais componentes do sistema e promove o fluxo de energia entre eles. Os cabos principais DC, que ligam o gerador e o inversor, e os cabos do ramal AC, que ligam o inversor à rede receptora.  Todos os condutores devem ser feitos de cobre, com isolamento termoplástico.

 

Inversores / Microinversores

Considerados o “cérebro” do sistema fotovoltaico, a sua principal função é a de transformar a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), ajustando a tensão da corrente conforme a necessidade.

Os painéis solares fornecem energia ao sistema na forma de corrente contínua, a maioria dos aparelhos eletrônicos utiliza a energia na forma de corrente alternada, e, por esse motivo, torna-se necessária a utilização dos inversores.


Controladores de carga – (off-grid)

O controlador de carga é o componente responsável pela proteção das baterias.

Controla o processo de carga e descarga das mesmas, prolongando assim sua vida útil e garantindo uma maior eficiência no armazenamento da energia produzida.

 

 

Baterias – (off-grid)

Em sistemas desconectados à rede as baterias são utilizadas para armazenar e fornecer energia quando não há Sol